Curso de
difusão cultural da FFLCH-USP.
Certificado
de 30 horas-aula (são previstas 10 aulas).
Público-alvo:
estudantes de Pedagogia, Filosofia e áreas afins.
Datas e
horários: aulas semanais às sextas-feiras, a partir de 12 de agosto de 2016,
sempre
das 14h00 às 17h00.
Local:
Departamento de Filosofia da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade
Universitária,
São Paulo, SP.
Jean-Jacques
Rousseau (1712-1778) pertence à constelação de filósofos do movimento que
ficou conhecido como “Iluminismo francês”. Nascido em Genebra, conquistou
reconhecimento intelectual em Paris com o Discurso sobre as
ciências e artes, de 1749, e o Discurso sobre a origem e
os fundamentos da desigualdade entre os homens, de
1754. Inspirou os líderes da Revolução Francesa com o livro Do
contrato social, publicado em 1762, deixando assim uma contribuição
marcante na história do pensamento político. Vale entretanto notar que a vasta
obra de Rousseau passa também por outros gêneros, incluindo a autobiografia, o
romance, o teatro, a música e as ciências. O tratado Emílio,
ou Da educação, lançado em 1762, tem o mérito de sintetizar tal variedade
expressiva sem abrir mão de um extremo rigor conceitual, típico do discurso
filosófico. Entre outras inovações, Rousseau introduziu, com Emílio, um modo
particular de compreensão da infância, o que leva autores como E. Claparède a falarem
numa “revolução pedagógica”. Polêmicas à parte, é inegável que o Emílio
provocou um sensível alargamento nos horizontes modernos da
antropologia e da pedagogia, chegando ao século XX como uma das principais
fontes teóricas do movimento escolanovista. O atual debate quanto aos limites
da aplicação da doutrina educacional de Rousseau é, nesse sentido, a prova viva
de que os problemas levantados no Emílio permanecem
candentes. Por que, então, deixaríamos de reler esse clássico da filosofia da
educação?
MINISTRANTE
DO CURSO:
Thomaz
Kawauche é Doutor em Filosofia pela USP com tese sobre os escritos políticos
de Jean-Jacques Rousseau. Realizou estágio doutoral de 12 meses na Université
Paris IV – Sorbonne com bolsa da CAPES (2010-2011). Foi pesquisador de Pós-doutorado
na USP financiado pela FAPESP (2012-2013) e Professor Adjunto no Departamento
de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (2013-2014). Participou de
importantes congressos nacionais e internacionais relacionados ao Século XVIII.
É membro fundador da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII – ABES
XVIII. Publicou o livro Religião e Política em Rousseau: o conceito de religião
civil (Editora Humanitas, 2013), além de diversos artigos acadêmicos
sobre a obra rousseauniana. Atualmente, colabora como pós-doutorando nas atividades
do Grupo de Estudos Rousseau da USP.
I –
Objetivos
Expor ao
aluno o projeto de educação proposto por J.-J. Rousseau no Emílio
considerando-se, por um lado, alguns escritos desse autor, como o Discurso
sobre a origem da desigualdade, a Nova
Heloísa e o Contrato social, e por
outro lado, o contexto histórico e intelectual da França do século XVIII no
qual o projeto se situa, bem como algumas das fontes utilizadas por Rousseau em
matéria de educação (sobretudo Montaigne e Locke). Trata-se de uma introdução à
leitura dessa obra fundamental da história da filosofia que, nos últimos quinze
anos, tem se mostrado um interessante objeto de pesquisa para pedagogos e
filósofos da educação no Brasil. Espera-se que o exercício de leitura dos cinco
livros que compõem o Emílio, assim como dos textos de Rousseau
e da bibliografia de apoio, capacite o aluno a não apenas compreender os conceitos
filosóficos implicados na pedagogia rousseauísta, mas também refletir criticamente,
por meio dessa compreensão, sobre a possibilidade de aplicação desses mesmos
conceitos na atividade docente.
II –
Cronograma
1ª
aula (12/08/2016) – Apresentação do curso
2ª
aula (19/08/2016) – Algumas fontes do Emílio:
Montaigne e Locke
3ª
aula (26/08/2016) – Noções acerca do sistema de Rousseau
4ª
aula (02/09/2016) – Livros I e II do Emílio: o plano
geral
5ª
aula (16/09/2016) – Livro III: teoria do conhecimento
6ª
aula (23/09/2016) – Livro IV: a ordem moral
7ª
aula (30/09/2016) – Livro IV: religião natural
8ª
aula (07/10/2016) – Livro IV: moral e história
9ª
aula (14/10/2016) – Livro V e considerações gerais
10ª
aula (21/10/2016) – Interpretações exemplares
III –
Métodos utilizados
Aulas
expositivas e discussão de textos indicados na bibliografia. Serão convidados conferencistas
para tratarem de pontos específicos durante o curso. Confirmadas as participações
de: Profa. Dra. Maria de Fátima Simões Francisco (FE-USP) e Profa. Dra. Maria
das Graças de Souza (DF-USP).
IV –
Atividades discentes
Leitura
dos textos, participação nas discussões.
V –
Critérios de avaliação
Presença
em 85% das aulas, nota mínima 5,0 (cinco) na monografia a ser exigida ao final
do curso, participação nas discussões.
Alguma possibilidade de transmissão online do curso?
ResponderExcluirAgradeço desde já!
Sugiro entrar em contato com o prof. Thomaz para consultá-lo a respeito da possibilidade de transmissão online do curso. O endereço é: kawauche@gmail.com
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