Por ocasião do tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau, em 2012, várias comemorações terão lugar em diversos países, sob os auspícios da Société Jean-Jacques Rousseau de Genève, contando também com o apoio da Voltaire Foundation (Oxford), do Institut et Musée Voltaire (Genève), além de centros de pesquisa de numerosas universidades. Nesta ocasião, será lançada, pelas Edições Garnier, de Paris, uma edição do tricentenário das obras completas de Rousseau, da qual farão parte, como membros da equipe de editores, os professores brasileiros Luiz Fernando Franklin de Matos, da USP, Maria Constança Peres Pissarra, da PUC-SP, Maria das Graças de Souza, da USP e Ricardo Monteagudo, da Unesp.
Os departamentos de Filosofia da USP e da PUC de São Paulo associar-se-ão a estas comemorações, visando fortalecer a cooperação com pesquisadores e instituições brasileiros e estrangeiros, propiciar o debate sobre as ideias do filósofo genebrino do ponto de vista da filosofia, das artes, da crítica da cultura e da política, além de oferecer ao grande público o contato com uma obra cujo conteúdo contribui para a reflexão sobre diversas questões contemporâneas.
Datas: 17 a 21 de setembro de 2012
Locais:
Sala São Paulo
Departamento de
Filosofia da USP
Departamento de
Filosofia da PUC-SP
Apoio: Unicamp, Unifesp, Unesp, Consulado Francês em São Paulo, Consulado
Suíço em São Paulo, TUCA/Teatro da PUC-SP, OSESP/Orquestra Sinfônica de São
Paulo.
Comissão Organizadora:
Luiz Fernando Franklin
de Matos (USP)
Maria Constança
Peres Pissarra (PUC-SP)
Maria das Graças
de Souza (USP)
Tema: “Eu sou outro” (Confissões, Preâmbulo).
A afirmação “Eu sou outro”, que Rousseau escreve no início de suas Confissões, será o eixo temático a partir do qual serão organizadas as conferências e comunicações e demais atividades do Colóquio.
Esta afirmação remete, em primeiro lugar, aos chamados escritos autobiográficos, a saber, as Confissões, os Devaneios de um caminhante solitário e os Diálogos. Neste horizonte, o tema refere-se principalmente à oposição singularidade/alteridade, e à vontade de sinceridade e transparência que se manifesta nestes textos.
Mas a passagem do “eu” ao “outro” permite também a reflexão sobre outros aspectos da obra de Rousseau. Se considerarmos, por exemplo, o Segundo Discurso, o homem civilizado é, de certa forma, o “outro” do homem natural, assim como, no Contrato social, esta passagem recobre aquela que se dá entre o homem, considerado “como um todo”, e o cidadão, considerado como “uma fração do todo”. Ainda no Contrato, a oposição entre “eu” e o “outro” corresponderia à relação entre representante e representado, e, portanto, à crítica de Rousseau à representação política.
Finalmente, o tema permitirá a abordagem dos textos literários, das peças para teatro, dos textos sobre a música e, sobretudo, da Carta a d’Alembert. O Narciso, por exemplo, põe em cena o personagem real e sua imagem, e a relação especular é que orienta, por assim dizer, a mensagem da peça. No caso da música, a oposição entre harmonia e melodia marca a posição de Rousseau em relação à capacidade expressiva da música. Enfim, na Carta a d’Alembert, a crítica ao teatro francês e o elogio das festas populares nos trazem de volta, de um lado, ao tema dos textos autobiográficos e à exigência de transparência nas relações entre os homens, e, de outro, nos permite retornar ao Contrato e aos mecanismos de fortalecimento da coesão social.
Convidados estrangeiros que já confirmaram sua presença:
Alain Grosrichard (Universidade de Genebra)
Bruno Bernardi (Agregé de Philosophie e Directeur de Recherche)
François Jacob (Institut et Musée Voltaire - Genebra)
Ghislain
Waterlot (Universidade de Genebra)
Jacques Berchtold (Université de Paris IV - Sorbonne)
Gabrielle Radica (Universté de Picardie Jules Verne)
Jacqueline Waeber (Duke University)
Jacqueline Waeber (Duke University)
Inscrições:
De 1º de abril a 15 de maio de 2012
Dados para a inscrição:
Nome;
Instituição;
Vínculo
institucional;
Título e resumo (800 toques).
Título e resumo (800 toques).
As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: rousseau300anos@pucsp.br
1) No
encerramento do colóquio, haverá um concerto da Sala São Paulo no dia 21, à
noite, precedida de uma conferência sobre a música francesa no século XVIII, e
a OSESP oferecerá ingressos aos participantes a preços reduzidos. Se você
deseja participar desta atividade, por favor confirme, para que possamos
comunicar à orquestra o número de participantes do colóquio que irão assistir
ao concerto. Comunicaremos tão logo for possível o preço dos ingressos.
( ) Desejo assistir ao
concerto.
2) A comissão
organizadora solicitará recursos às agências financiadoras para as despesas de
viagem e hotel para todos os participantes doutores. Se você é bolsista 1 do
CNPq ou puder contar com recursos de sua instituição, favor comunicar ao
inscrever-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário