sábado, 13 de julho de 2013

Religião e política em Rousseau




É com grande satisfação que divulgamos a publicação do livro Religião e política em Rousseau: o conceito de religião civil (Humanitas/FAPESP, 2013), escrito por Thomaz Kawauche. A obra é resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo. Eis o sumário:

Prefácio - Rolf Kuntz
Introdução
1. Da teologia à política: o “catecismo do cidadão”
2. O “mar das opiniões” e a religião natural como instrumento crítico
3. O legislador e a religião civil no Contrato social: entre história e direito
4. A política e o “essencial da religião”
Considerações finais
Bibliografia

quarta-feira, 3 de julho de 2013

ABES18



Caro(a) colega,
Como é do conhecimento de alguns de nós, a Professora Maria das Graças de Souza foi nomeada, em 2012, membro do Conselho Executivo da Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle, SIEDS, cuja sede atual está em Montreal, no Canadá. Pelo que ela pôde perceber na reunião da qual participou em agosto passado, a nomeação de um professor brasileiro para o conselho se liga ao interesse da SIEDS em fomentar a criação de sociedades nacionais na América Latina e sobretudo no Brasil, já que a antiga sociedade brasileira não existe mais. Na ocasião da reunião, ela prometeu aos colegas conselheiros que tomaria a iniciativa de propor aos pesquisadores brasileiros a criação da nossa sociedade. Sugerimos o nome de Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (talvez a melhor sigla seja ABES18).
O primeiro passo foi o de formar uma comissão provisória para tomar as providências iniciais, a primeira das quais seria convidar os colegas para aderirem à nova sociedade. Lembramos que, muito embora a comissão provisória seja formada por professores da Filosofia, a sociedade deverá reunir membros de várias áreas, como Letras e História.
Providenciamos um e-mail institucional para nossa correspondência: abes18@usp.br
Já possuímos um mailing bastante amplo, constituído na ocasião de colóquios e jornadas, mas que deve ser completado por endereços de colegas de outras áreas. Contamos com sua colaboração para a ampliação de nosso mailing.
Enviamos em anexo uma ficha inicial de adesão, acompanhada de uma carta convite da Sociedade Internacional – SIEDS – aos pesquisadores brasileiros. Depois de receber as respostas de manifestação interesse, teríamos de constituir uma chapa, ou chapas, para concorrer aos cargos da direção da sociedade, redigir os estatutos e oficializá-la.
A comissão provisória conta com os seguintes membros:
- Maria das Graças de Souza (USP)
- Maria Constança Peres Pisssara (PUC/SP)
- Rodrigo Brandão (UFPR)
- Jacira de Freitas (UNIFESP)
- Thomaz Kawauche (UFS)
Na próxima reunião do Conselho Executivo da SIEDS, que ocorrerá em agosto, em Roterdam, a Professora Maria das Graças de Souza espera poder apresentar aos colegas conselheiros, se não a sociedade brasileira inteiramente formalizada, pelo menos uma boa lista de adesões e uma diretoria já eleita.
Esperamos muito poder contar com você nesta tarefa.

Comissão Provisória – ABES18

Links para os documentos: